En el cuarto episodio del programa Córtex, de Sao Paulo, Brasil, se trasladaron a Quinamávida, donde Fundación Daya realiza un proyecto colaborativo que generará tres grandes estudios clínicos junto a 20 municipios, tres instituciones de salud pública, la Universidad de Valparaíso y Knop Laboratorios.

El proyecto significa la mayor plantación de cannabis medicinal de Latinoamérica.

Durante una hora de conversación, el Periodista Bruno Torturra paseó por el cultivo con la Directora Ejecutiva de Fundación Daya, Ana María Gazmuri, quien explicó en detalle el proyecto y lo que hace la organización.

¡Te invitamos a verlo!

 

Portugués:

No quarto episódio de Córtex fomos à cidade de Panimávida, no Chile. Para passear com Ana María Gazmuri durante a colheita da maior plantação de maconha medicinal da América do Sul.

Ana María é uma conhecida atriz chilena que, desde 2013, mudou sua vida para se dedicar à luta pela alforria da cannabis, do reconhecimento de seus valores medicinais e de seu papel fundamental na história humana. E com sua Fundação Daya está apontando caminhos de vanguarda para a regulação e o cultivo de maconha no continente.

Em uma hora de conversa por sua fazenda, Ana María conta como conseguiu autorização e financiamento público para cultivar mais de 6000 plantas de maconha; como apoiou e se envolveu com mães de crianças pacientes de maconha medicinal; e sobre como, apesar do proibicionismo, a planta ressurge no mundo todo para apresentar não apenas uma saída para graves doenças. Mas o resgate de um paradigma orgânico, holístico e evolucionário de saúde, sanidade e relação com a natureza.

O Fluxo agradece o apoio do CESEC, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, que viabilizou a realização desse episiódio.

O Fluxo pede desculpas pelo espanhol pra lá de capenga de nosso âncora – que já é gago. E garante que, quando ele fecha a boca, o programa todo vale a pena demais :)

Apresentação e edição: Bruno Torturra
Direção, câmera e áudio: Susana Jeha
Câmera de apoio: Paulo Mattos
Produção e tradução: Maria Shirts

 

Link original de la noticia